Eu tenho que ser perfeito
Aprenda a combater essa necessidade de perfeição.
CRENÇAS
Ana Lúcia Barros
5/10/20231 min ler


Como desbravadora profissional estou sempre buscando melhorar em algo, mas também aprendi que a perfeição não existe e pode ser uma crença âncora para o nosso desenvolvimento. Muitas vezes nos cobramos tanto para alcançar um padrão de perfeição que acabamos nos frustrando, nos tornando inseguros e até mesmo procrastinando tarefas importantes.
Já passou por isso? Acreditar que a perfeição é necessária para o sucesso? Isso pode levar a pessoa a se tornar excessivamente crítica consigo mesma e evitar correr riscos.
Para combater essa necessidade de perfeição precisamos entender 4 coisas:
1. Perfeição é uma expectativa irreal: reconheça e busque algo mais real, concreto e saudável.
2. Tudo é uma oportunidade de aprendizado: aprenda a lidar com os erros e falhas, em vez de tentar evitá-los a todo custo. Não há problema algum em cometer erros ao longo do caminho. O importante é assumir os erros e seguir em frente.
3. Sem prioridades e definição de tarefas nada acontece: quando temos uma visão clara e real do que precisamos fazer e quando tudo fica mais fácil.
4. Delegar responsabilidades (quando necessário) é uma forma de manter a sanidade: muitas vezes nos sobrecarregamos de trabalho por acharmos que ninguém pode fazer algo tão bem quanto nós, mas isso só aumenta o estresse e o volume de trabalho, o que pode levar à exaustão.
Lembre-se, não se trata de buscar a perfeição, mas sim de fazer o melhor que pode aprender com as falhas e manter o equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal: feito é melhor que perfeito.
Você já deixou de fazer alguma coisa porque não sabia fazer com 100% de segurança ou com 100% de perfeição? Me conta lá no Instagram e vamos compartilhar experiências.