Como ser eficiente e reduzir a hora extra

Aprenda 05 técnicas para gerir melhor o seu tempo

GESTÃO DO TEMPO

Ana Lúcia Barros

5/14/20231 min ler

O profissional que trabalha até mais tarde com frequência é considerado desorganizado. Afinal se ele não consegue dar conta de suas tarefas no horário do expediente, como pode ser considerado eficiente?

Convenhamos, aqueles que não são profissionais de fato (os braços curtos da vida) acabam fazendo hora extra pelo retorno que se obterá (monetário ou de folga) e não pelo trabalho em si. E para essas pessoas nenhuma prática, metodologia ou procedimento irá funcionar: sempre haverá hora extra.

Vale lembrar que estou falando de um cenário normal, sem abuso de poder ou acúmulo de funções.

Já os profissionais, aqueles que são donos de sua carreira, vão implementar as práticas descritas abaixo, se tornarão mais eficientes e reduzirão o volume de hora extra, garantindo uma melhor qualidade de vida e um trabalho mais produtivo.

  1. Planeje: Planeje sua semana e defina metas claras. Isso irá te ajudar com o foco, organização e a priorização de tarefas.

  2. Evite distrações: Mantenha o foco em sua atividade atual e evite distrações, como redes sociais ou conversas longas.

  3. Automatize: Utilize ferramentas para automatizar processos repetitivos, organizar melhor seu tempo e melhorar a produtividade.

  4. Priorize: Aprenda a priorizar tarefas, gerenciar projetos e monitorar o progresso para evitar retrabalho e perda de tempo.

  5. Cuide-se: Noites mal dormidas, estresse, ansiedade e fadiga podem levar à falta de concentração e diminuição da produtividade, por isso é importante dedicar tempo para cuidar da sua saúde mental.

Aplique as técnicas e depois vá lá no meu Instagram contar os resultados.

como ser eficiente
como ser eficiente