Como não se cobrar tanto e fazer mais?

História baseada em fatos reais

PRODUTIVIDADE

Ana Lúcia Barros

5/11/20232 min ler

como não se cobrar tanto
como não se cobrar tanto

São 11h da noite e você está na cama pensando no que não pode esquecer de fazer amanhã. Você fica repetindo e repetindo na cabeça: preciso checar o status daquele pedido.

São 06h da manhã você acorda se sentindo cansado, não dormiu direito e a primeira coisa que pensa é “preciso chegar o status daquele pedido”.

São 8h da manhã você checa o status do pedido e faz uma lista de tudo que tem pendente. Nela você coloca uns 50 tópicos. Você sai fazendo...

São 03h da tarde, já apareceu 03 incêndios para você apagar e 02 pedidos de ajuda de colegas

São 07h da noite, você se dá conta que só conseguiu fazer 05 item de sua lista de 50 e ainda precisa cozinhar, estudar e ir para a academia.

Por conta do horário você decide ir direto para a academia e começa a se sentir frustrado, sua respiração acelera, seu coração acelera, você sente que está sendo engolido pela rotina. Talvez até desista de seguir na academia para estudar ou cozinhar. Só que ainda sim, se sente engolido pela rotina.

Tudo isso porque você não tem noção do quanto de tempo livre você tem por dia ou porque quer fazer tudo no mesmo dia sem planejar ao longo do tempo. Tudo isso, porque você não tem uma visão clara do seu dia, da sua semana.

Lembra da época da escola? Você não tinha aula de todas as matérias no mesmo dia. Então por que quer lidar com todas as áreas da sua vida no mesmo dia? Por que você tem que dá conta de todo o trabalho do mês no mesmo dia? Mesmo que você tenha consciência que não fará tudo no mesmo dia, o seu subconsciente é quem manda e para ele, tudo está para o mesmo dia.

Entenda: não existe produtividade e racionalidade no que não está planejado. Planeje sua semana, considerando todas as áreas da sua vida e você perceberá uma sensação de controle maior e menos cobrança.

Fonte: Ana Lúcia uma ex-super ansiosa (ex-TAG)